quarta-feira, 4 de julho de 2012

GLADIADORES ALGUMAS DICAS PARA MULHERES EM VIAGEM


Dicas para mulheres viajando desacompanhadas
Conhecemos brasileiras que viajaram sozinhas em países muito diferentes do nosso (no norte da África, na Ásia etc.), mas não é para qualquer uma! Um mínimo de malícia e de coragem é fundamental. Dê preferência a viajar a países “exóticos” em companhia de um homem (pai, filho, irmão, amigo, namorado, marido...). Se não for possível, o mais sensato é convidar uma ou mais mulheres. Evite as frescas, as complicadas e as maluquetes.
É óbvio que você deve se expressar razoavelmente bem em inglês ou falar a língua do país que pensa em visitar. Se estiver com amigas, pelo menos uma de vocês deve saber se comunicar de modo adequado. Estar num país estranho e não conseguir se expressar é complicado. Nesse caso, é melhor uma excursão.
Mulheres viajando sozinhas, ou mesmo com amigas, acham muito mais rapidamente companhia, o que eventualmente poderá ser muito bom se encontrarem amigos bonitos, simpáticos e de bom caráter (Deus, que sorte!). Porém devem ser ainda mais cuidadosas, porque, eventualmente, terão uma péssima experiência se os “amigos” forem bonitos, simpáticos... e de mau-caráter!
Gostemos ou não, é uma realidade: influenciados por imagens do carnaval carioca e seus desfiles “despudorados”, do turismo sexual no norte e nordeste do Brasil e do elevado número de prostitutas brasileiras fixadas na Europa, a brasileira é vista por muitos estrangeiros como “liberal” – no mau sentido.
Na Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão é mais seguro viajar só, mas os serviços de imigração nesses países tendem a encarar com certa desconfiança mulheres jovens e bonitas viajando sozinhas e vestindo roupas consideradas provocantes. Na América Latina esse problema praticamente não existe, mas no quesito segurança, é bom abrir um pouco mais os olhos.
Os países muçulmanos são mais difíceis para mulheres, mesmo aquelas que viajam em um pequeno grupo de amigas. Nesses países onde o machismo impera, mulheres desacompanhadas são mal vistas e as ocidentais em geral, não apenas as brasileiras, são consideradas “fáceis”. É possível que algum folgado avance o sinal ou, se você for circular em lugares movimentados, que uma mão invisível no meio da multidão lhe apalpe o bumbum, sem que você saiba quem foi o autor da desfeita.
Se estiver acompanhada por um homem, deixe que ele a escolte encarando nos olhos (se possível com um olhar fulminante!) os tipos mais suspeitos que se aproximem. Numa situação grave, não hesite, bote a boca no mundo, fale em chamar a polícia. Nesses países, vista-se o mais discretamente possível: evite decotes, minissaias e roupas justas e, conforme o lugar, use um lenço para cobrir a cabeça. Os cabelos são considerados eróticos...
O ideal é usar roupas largas, que podem ser bem confortáveis no verão. Essas roupas – saias, vestidos e blusas – podem ser leves, mas não transparentes contra a luz. Ou seja, não utilize nada que possa provocar reações indesejáveis. Por mais que isso nos pareça ridículo, são os valores vigentes por lá, onde a mulher deve necessariamente ter um low profile, evitar encarar um homem nos olhos, falar baixo etc. (Que raiva, não?). Você, na condição de estrangeira, vai se sentir obrigada a respeitar essas regras se não quiser ter aborrecimentos.
Beijinhos no rosto em público nos países muçulmanos, mesmo entre amigos, são mal vistos. Eles não entendem essa “intimidade” e possivelmente imaginarão que você realiza verdadeiras orgias! Por falar nisso, em certos países o beijinho no rosto é como no Brasil, mas em outros não é costumeiro. O melhor é observar como as coisas funcionam em cada lugar para não cometer gafes.
Lembre-se de que as vítimas preferidas de marginais no mundo todo são turistas estrangeiros e mulheres. Como você estará em ambos os “grupos de risco”, fique atenta a todas as dicas de segurança.
Em Paris e também nas grandes cidades italianas o assédio é feroz. Na capital francesa geralmente são árabes e africanos que se dedicam à caça de turistas do sexo feminino. Evite aceitar convites de pessoas que você acaba de conhecer. Pode haver um pequeno grupo esperando por você. Vá explicar depois para a polícia que você foi espontaneamente até o local. Na Itália existem grupos especializados na abordagem de estrangeiras compostos por “malandros boa pinta”. Por que eles só abordam as turistas? Ora, porque as italianas não costumam andar por aí com um monte de dinheiro consigo ou vários cartões de crédito... E também não caem no papo deles!
Mulheres desacompanhadas devem evitar tomar trens noturnos, mesmo na Europa e nos EUA. Se não for possível, devem procurar ficar numa cabine em que haja outras mulheres ou em uma cabine privativa – e manter a porta trancada.
Cuidado ao escolher onde vai se hospedar. Não estamos falando só do estabelecimento, mas também das redondezas. Opte por um bairro que ofereça segurança para você chegar e sair, sobretudo à noite. É óbvio que não se deve circular por ruas escuras e desertas.
Não aproveite a viagem para levar suas jóias para passear. Isso chama a atenção e é um risco desnecessário. Se não for freqüentar lugares realmente chiques e seguros, é melhor deixá-las em casa.
Quanto a outros assuntos exclusivamente femininos, em todos os países do mundo você encontra absorventes, vendidos, como no Brasil, em farmácias ou nos supermercados. Mesmo assim, leve alguns para uma emergência, de preferência do tipo interno, que tomam menos espaço na bagagem. É comum o ciclo menstrual sofrer alterações quando se está longe de casa. Não se alarme com isso. Se a alteração persistir, procure seu médico na volta. Leve seus anticoncepcionais habituais caso viaje para o exterior. Em alguns países esses produtos só são vendidos com receita médica. Se você está grávida, antes de pensar em viajar converse com seu médico. Quando mais adiantada a gravidez, maior é o risco. E saiba que um mês antes do parto, as companhias aéreas simplesmente podem se recusar a embarcá-la.
Ah, não custa lembrar: depile-se na véspera do embarque. Durante a viagem pode não ser tão fácil e você também não vai querer perder tempo com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário