segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DICAS LIMPESAS DE VIDROS E VIDRAÇAS

MOLDURAS — ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO — Mantenha-as como novas mandando limpá-las uma vez por mês, com uma mistura de óleo (de máquina ou de cozinha) e álcool em partes iguais; depois, é só passar um pano macio e flanela.
Também poderá, de vez em quando, passar nelas um produto de limpar pratas. Em seguida, esfregar com flanela. Vão ficar tinindo.

VIDROS e VIDRAÇAS — Limpeza — Será que você sabe mesmo como limpar e deixar perfeitas suas vidraças? Depois de lavá-las, esfregue-as com um pano, de cima para baixo, ou do lado de fora para dentro (na horizontal); assim, poderá ver, rapidamente, qualquer risco ou vestígio, e se eles estão do lado de dentro ou de fora do vidro.
Antes de tudo, nada de usar qualquer trapo de pano rasgado para limpar os vidros ou vidraças; ele solta muitos pelinhos que se aderem ao vidro, dificultando o trabalho.
Antes de limpar vidros engordurados ou que estejam com poeira grossa, passe primeiramente papel absorvente (pode ser papel higiênico), para assim absorver e retirar as gorduras e a sujeira, facilitando sua limpeza.
Uma esponja de aço nova e seca é sempre recomendável para ser passada nas vidraças antes da sua limpeza ou depois que tiver passado o papel absorvente.
Vinagre com água misturados é ótima solução para limpar vidraças; não risca e dá brilho.
Pode-se usar, também, água com gotas de amoníaco, enxugando depois com um pano (de preferência, tipo linho).
Os vidros que não podem ser lavados ficarão limpos usando e passando neles uma bola de jornal bem amassado e umedecido com qualquer das duas soluções descritas acima.
MANCHAS
Gordura — Esfregar, no lugar manchado, um pedaço de cebola; depois, passar um pano umedecido em água.
Pinturas — Esfregar um pano embebido em terebintina, para facilitar a retirada dessas manchas.
Tinta a óleo — cal — Esfregar primeiro com vinagre, e, em seguida, com uma solução forte de água e amônia. Este sistema é mais rápido do que esfregar com água e sabão.
RISCADOS — Ninguém vai perceber o riscado do seu vidro se for passado, no local, um pano macio com pasta dental.
FURAR VIDRO — Se precisar furar um vidro, sem que ele se quebre, basta pingar 1 gota de terebintina no lugar a ser perfurado, antes de usar o instrumento perfurante.
E espante as moscas e mosquitos de suas janelas esfregando nas vidraças um pano molhado em querosene.
VIDROS e VIDRAÇAS FOSCAS — Para estes, aplique a seguinte solução com um pincel:
25g de sulfato de magnésio
5g de gelatina
100ml de água quente
Poderá também usar o seguinte: dissolver um pouco de magnésio em pó em cerveja branca, até ficar na consistência de tinta guache. Com um pincel-trincha macio, pinte as vidraças da janela por dentro e por fora.
Este preparado também pode ser usado para tornar fosco qualquer vidro ou vidraça.
E se você quiser evitar os olhares indiscretos dos vizinhos, pode camuflar suas vidraças, passando nelas uma mistura de 4 colheres (sopa) de sal de frutas em 1/4 de litro de cerveja choca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário